ÁGUA


Água – é uma substancia cujas moléculas são compostas por átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio.

Composição de água
A água é composto por hidrogénio e oxigénio.

Constituição
A água é formada de dois átomos de hidrogénio (H2) e um átomo do oxigénio (O), formado assim a molécula.

Características
A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogénio covalentemente ligados a um átomo de oxigénio, sendo sua fórmula química dada por H2O. A geometria de equilíbrio para uma molécula isolada possui dimensões de 0,0958 manómetros nas ligações O-H, e um ângulo H-O-H. Estas moléculas interagem entre si sobretudo através da formação de pontes ou ligações de hidrogênioua permite a quebra das ligações atómicas, separando o hidrogénio e o oxigénio com a passagem de uma corrente eléctrica. Na fase líquida, a água é uma substância inodora, insípida e transparente. Em pequenas quantidades, é incolor, assim como o gelo. Em grandes quantidades, no entanto, tanto na água líquida como sólida torna-se evidente sua coloração intrínseca azulada. Vapor de água é um gás transparente.

Proteínas
A proteína é uma macro molécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos.

Composição
Quando as proteínas são submetidas à hidrolisa eles liberam uma mistura de vários aminoácidos na forma livre. Cada proteína libera quantidade fixada numa proporção característica.

Constituição
As proteínas são constituídas por anticorpos que defendem nosso organismo, formam alguns hormônios entre outras importantes acções.

Características
As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo, como a replicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reacções bioquímicas vitais para o metabolismo. As proteínas têm também funções estruturais ou mecânicas, como é o caso da actina e da miosina nos músculos e das proteínas no citoesqueleto, as quais formam um sistema de andaimes que mantém a forma celular. Outras proteínas são importantes na sinalização celular, resposta imunitária e no ciclo celular. As proteínas diferem entre si fundamentalmente na sua sequência de aminoácidos, que é determinada pela sua sequência genética e que geralmente provoca o seu enovelamento numa estrutura tridimensional específica que determina a sua actividade.

Funções das proteínas

Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das primeiras, elas são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais.

Importância

Como já foi citado anteriormente, as proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora. Elas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Com estes poucos exemplos, já se pode ter uma ideia do quanto elas são indispensáveis ao nosso organismo.

Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários.

Por exemplo, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois, como vimos, os aminoácidos são construtores e reparadores.

Lípidos
São um amplo grupo de compostos químicos orgânicos naturais, constituem uns dos componentes dos seres vivos formados principalmente por carbono, hidrogénio e oxigénio.

Composição
É principalmente composto por moléculas de hidrogénios, oxigénio e carbono. Por acrescentar que os lípidos também são compostos por outros elementos como por exemplo o fósforo.

Constituição
Os lípidos são constituídos de membrana celular.

Funções dos lípidos

Os lípidos possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glícidos.

- Alguns tipos de lípidos participam da composição das membranas celulares.

- Facilitação de determinadas reacções químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lípidos: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Principais fontes de lípidos (alimentos):

- Margarina
- Milho
- Aveia
- Soja
- Gergelim
- Cevada
- Trigo integral
- Centeio
- Óleo de soja
- Óleo de peixes

Sais Minerais


Diferentemente dos carbohidratos, lípidos e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos.

Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selénio, o cromo, etc.


Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.

Principais funções dos sais minerais:

Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo.

• Actuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio);

• Através de sua acção que as reacções enzimáticas são reguladas;

• Participam da composição de algumas moléculas orgânicas;

• Agem na manutenção do equilíbrio osmótico;

Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

Abaixo segue uma lista com alguns minerais e onde eles podem ser encontrados.

Cálcio (Ca) - pode ser encontrado em leite e derivados, couve e espinafre;
Fósforo (P) - é encontrado em carnes, ovos, cereais, etc.
Potássio (K) – mineral encontrado na banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc.
Enxofre (S) – em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, cebola, alho, germe de trigo, etc.
Sódio (Na) – é encontrado no sal de cozinha, algas marinhas, etc.
Magnésio (Mg) – encontrado em verduras, maçã, figo, nozes, soja, gérmen de trigo, aveia, etc.
Ferro (Fe) – encontrado em carnes em geral, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, aspargos, etc.
Cobre (Cu) – encontrado em fígado, trigo integral, ervilhas, amendoim, nozes, etc.
Zinco (Zn) – carnes em geral, ovos, peixes, germe de trigo, castanha do Pará, ervilha, etc.
Selénio (Se) – tomate, milho e outros cereais.
Cromo (Cr) – carnes, mariscos, cereais, etc.

Hidratos de carbono
Os hidratos de carbono são um dos três micronutrientes da nossa dieta (sendo os outros dois as gorduras e as proteínas). Existem em diversas formas e podemos encontrá-los principalmente em alimentos amiláceos, tais como pão, massa e arroz, bem como em algumas bebidas, por exemplo, sumos de frutos e bebidas adoçadas com açúcar. Os hidratos de carbono representam a mais importante fonte de energia para o organismo e são essenciais para uma dieta variada e equilibrada.

Grandes avanços ocorreram na compreensão de como os hidratos de carbono influenciam a nutrição humana e a saúde nos últimos anos. A análise seguinte irá explorar informações desta investigação científica para contribuir para o entendimento deste micronutriente, não esquecendo que uma quantidade considerável dos conhecimentos actuais já existe há algum tempo.

Constituição
Os hidratos de carbono são constituídos por açúcares e podem ser classificados de acordo com o número de unidades de açúcar combinados entre si, formando uma molécula. A glicose, frutose e galactose são exemplos proeminentes dos açúcares simples, sendo também conhecidos por monossacarídeos. As duplas unidades de açúcar são denominadas dissacarídeos, sendo a sacarose (açúcar de mesa) e a lactose (açúcar do leite) os mais amplamente conhecidos. A tabela abaixo mostra os principais tipos de hidratos de carbono na alimentação.


Classificação Dos Hidratos De Carbono Na Alimentação


Monossacarídeos - glicose, frutose e galactose;
Dissacarídeos - sacarose, lactose, maltose;
Polióis - Isomalte, maltitol, sorbitol, xilitol, eritritol;
Oligossacarídeos - Fruto-oligossacarídeos, malto-oligossacarídeos;
Polissacarídeos - amiláceos Amilose, amilopectina, maltodextrinas;
Polissacarídeos não amiláceos (fibras alimentares) - Celulose, pectinas, hemiceluloses, gomas, inulina;
Obrigado pelo seu comentário